Pular para o conteúdo principal

Reunião com supervisora #4

 


Passamos por uma mudança bastante relevante nesta última semana, fomos informados de que mudaríamos de turma, desta fez para um grupo do EJA modular, cujo ensino é mais direcionado para o curso profissionalizante (mercado de trabalho). Apesar disso, os gêneros textuais podem ser trabalhados nas duas modalidades, conforme as especificidades e necessidades de cada.
Passamos então a buscar alternativas para realizar um trabalho coerente e significativo para esta nova turma que certamente apresenta características e objetivos diferentes. 
Alguns materiais serviram de inspiração, segue abaixo os links de acesso:
Nos reunimos um pouco mais cedo da reunião com a supervisora para tentar discutir sobre algumas propostas e levar a que achássemos mais apropriada para a professora avaliar. As ideias foram apresentadas e fizemos algumas melhorias, por fim chegamos ao seguinte esboço, que consiste no planejamento do que será feito em 3 aulas:

CONTEÚDOS ABORDADOS


  • NOTÍCIA

  1. Vídeo aula

  2. Desafio “Notícia relâmpago"

Objetivos:
  • Produção textual

  • Interação com a turma

Proposta:

Qual foi a última notícia que te chocou? Nos conte sua opinião sobre o que viu (pode ser em vídeo, áudio ou texto)

Obs: Iremos enviar um modelo para os alunos terem como base


  • ENTREVISTA

  1. Vídeo aula

  2. Desafio “Possíveis perguntas” / “Adivinhe a pergunta”

Objetivos:

  • Desenvolver a capacidade de formular perguntas de uma entrevista

  • Trabalhar o gênero textual entrevista

Proposta: Tema “Uma conversa sobre carreiras”

Você tem curiosidade sobre alguma profissão? Quais são as suas principais dúvidas? Elabore 5 perguntas e faça uma breve entrevista com algum amigo, familiar ou colega de classe que seja da área do seu interesse, você pode fazer em formato de áudio, vídeo ou texto.


  • REPORTAGEM

  1. Vídeo aula

  2. Desafio “Formule sua manchete”

Objetivos:

  • Desenvolver a capacidade de produzir manchetes adequadas

  • Apresentar os componentes de uma reportagem

  • Fazer com que os alunos explorem a criatividade

Proposta: Leia a reportagem (enviaremos o link) e responda às perguntas sobre o texto (enviaremos algumas perguntas para avaliar a interpretação deles.

EXTRA: Se você fosse repórter por um dia, sobre o que você falaria? Liste X temas do seu interesse.


Iremos desenvolver estas ideias para criar os planos de aula, também pensaremos no 'produto final' do projeto, o que desejamos entregar a turma, que marca queremos deixar, e também esperamos que a entrevista, que não foi realizada com o último grupo, feita em formato de formulário diagnóstico, possam ser enviado e respondido. Com as respostas e interação com os alunos acredito que o trabalho de elaborar uma proposta ficará mais fácil.






Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: