Reflexões sobre o tema "A escola na pandemia"
Além disso, assistimos um vídeo intitulado "A escola e as práticas de linguagem contemporâneas" em que a professora Jaqueline Peixoto Barbosa fala sobre o trabalho com a multimodalidade e o multiletramento nas aulas de língua portuguesa.
Atualmente, o que é mais considerado pelas escolas são os letramentos da letra, que é mais o texto escrito e impresso. Com a Base Nacional Comum Curricular também começa a se pensar nos textos com imagens, linguagem sonora, etc. A professora pontua que linguagem verbal e escrita devem sim ser privilegiadas, mas as outras também precisam ser levadas em consideração.
A proposta dos Novos Letramentos mostra uma produção menos hierárquica, mais colaborativa e que incentiva a criatividade. Ao trabalhar com a cultura digital ela também trás inúmeros desafios, e alguns deles estamos enfrentando na prática.
A questão do cyberbullying, invasão da privacidade, o uso antiético das tecnologias e muitas outras problemáticas permeiam o cotidiano de alunos e professores que precisam lidar com o ensino remoto.
Entretanto, temos visto as práticas de linguagem contemporâneas como aliadas das tecnologias com imenso potencial de transformação.