Pular para o conteúdo principal

9° Reunião Geral


Reflexões sobre o tema "A escola na pandemia"

Na última reunião feita com todos do PIBID falamos um pouco sobre a construção do nosso plano de ação, as atualizações nos blogs e o andamento dos trabalhos de cada grupo supervisionado pelas professoras Socorro, Mítia e Mércia.
Além disso, assistimos um vídeo intitulado "A escola e as práticas de linguagem contemporâneas" em que a professora Jaqueline Peixoto Barbosa fala sobre o trabalho com a multimodalidade e o multiletramento nas aulas de língua portuguesa.
Atualmente, o que é mais considerado pelas escolas são os letramentos da letra, que é mais o texto escrito e impresso. Com a Base Nacional Comum Curricular também começa a se pensar nos textos com imagens, linguagem sonora, etc. A professora pontua que linguagem verbal e escrita devem sim ser privilegiadas, mas as outras também precisam ser levadas em consideração.
A proposta dos Novos Letramentos mostra uma produção menos hierárquica, mais colaborativa e que incentiva a criatividade. Ao trabalhar com a cultura digital ela também trás inúmeros desafios, e alguns deles estamos enfrentando na prática.
A questão do cyberbullying, invasão da privacidade, o uso antiético das tecnologias e muitas outras problemáticas permeiam o cotidiano de alunos e professores que precisam lidar com o ensino remoto. 
Entretanto, temos visto as práticas de linguagem contemporâneas como aliadas das tecnologias com imenso potencial de transformação.

Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: