A live transmitida pelo canal no Youtube do Grupo Gellite contou com a presença da professora Magda Soares em uma palestra com o tema "Alfabetização e Letramento na cultura do papel e na cultura das telas."
A palestrante propõe uma reflexão a respeito do uso das tecnologias na educação, ela não se coloca contra esses recursos mas diz que é necessário se atentar também as condições necessárias para que elas funcionem.
No contexto em que vivemos atualmente, um cenário de desigualdade social, vemos de um lado escolas públicas que atendem as camadas populares e de outra as escolas privadas que atendem os privilegiados, estas sim possuem condições de oferecer recursos tecnológicos para o público que já está acostumado com a cultura digital.
A professora pontua as diferenças em relação a cultura do escrito e a cultura do digital e explica sobre como é construído o processo de alfabetização.
Ao ser alfabetizada, uma criança precisa ter o contato com o papel para desenvolver de maneira apropriada a escrita, passando de etapa a etapa, aos poucos ela aprenderá a escrever. O processo não seria o mesmo fazendo uso de uma tela, que de fato propõe muitas facilidades, mas impediria que todas as fases fossem vividas no tempo certo.
É preciso ler, compreender e interpretar, existem diversas habilidades que vão sendo adquiridas ao longo dos anos no ciclo de alfabetização e letramento. Magda Soares defende a ideia de que passar esse ciclo para o modo digital seria difícil, pouco produtivo e desnecessário.
Levando ainda mais em conta o ponto debatido no início da palestra, que é a questão da desigualdade social, nota-se a necessidade de políticas públicas que promovam a igualdade também nas escolas. Uns sempre acreditarão na meritocracia e outros sempre estarão atrás, sendo vítimas dela.