Pular para o conteúdo principal

Palestra sobre Alfabetização e Letramentos




A live transmitida pelo canal no Youtube do Grupo Gellite contou com a presença da professora Magda Soares em uma palestra com o tema "Alfabetização e Letramento na cultura do papel e na cultura das telas."
A palestrante propõe uma reflexão a respeito do uso das tecnologias na educação, ela não se coloca contra esses recursos mas diz que é necessário se atentar também as condições necessárias para que elas funcionem. 
No contexto em que vivemos atualmente, um cenário de desigualdade social, vemos de um lado escolas públicas que atendem as camadas populares e de outra as escolas privadas que atendem os privilegiados, estas sim possuem condições de oferecer recursos tecnológicos para o público que já está acostumado com a cultura digital.
A professora pontua as diferenças em relação a cultura do escrito e a cultura do digital e explica sobre como é construído o processo de alfabetização.
Ao ser alfabetizada, uma criança precisa ter o contato com o papel para desenvolver de maneira apropriada a escrita, passando de etapa a etapa, aos poucos ela aprenderá a escrever. O processo não seria o mesmo fazendo uso de uma tela, que de fato propõe muitas facilidades, mas impediria que todas as fases fossem vividas no tempo certo. 
É preciso ler, compreender e interpretar, existem diversas habilidades que vão sendo adquiridas ao longo dos anos no ciclo de alfabetização e letramento. Magda Soares defende a ideia de que passar esse ciclo para o modo digital seria difícil, pouco produtivo e desnecessário.
Levando ainda mais em conta o ponto debatido no início da palestra, que é a questão da desigualdade social, nota-se a necessidade de políticas públicas que promovam a igualdade também nas escolas. Uns sempre acreditarão na meritocracia e outros sempre estarão atrás, sendo vítimas dela.

Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: