Pular para o conteúdo principal

1° aula - Turma EJA modular



Devido a mudança de turma, hoje fomos adicionados no grupo de WhatsApp, "Modular Matemática 2022". São cerca de 20 alunos, mas apenas 6 participaram. Primeiramente, a professora compartilhou o vídeo de apresentação da nossa equipe, que teve como intuito deixá-los familiarizados e cientes do que é o PIBID. Logo em seguida ela compartilhou o link do formulário de entrevista, nossa tentativa de diagnóstico. 

Houveram algumas distrações que prejudicaram um pouco a aula, mas foi importante para que reconhecêssemos as reinvindicações da turma. Como tinham recebido um aviso sobre a necessidade de comprovação da vacinação, alguns alunos mandaram áudios com dúvidas enquanto outros respondia e a professora tentava retomar o assunto da aula. Também mandaram áudios questionando quando a escola voltariam a funcionar presencialmente, reclamaram desse atraso e fizeram perguntas sobre a duração do curso.

DESCRIÇÃO DE UM DOS ÁUDIOS:

"Me desculpa minha opinião, mas eu não sei porquê começam a reforma logo quando tava perto de iniciar as aulas.... porque nem todo mundo tem acesso a internet, nem a computador e alguns não sabem, por exemplo eu. Ai no caso se eu for depender desses módulos que estão falando eu acho que eu vou ser reprovada com certeza"

Passando esse momento, a professora continuou reforçando a importância de responderem o formulário e deu alguns minutos para que fizessem isso. 

Em seguida foi trabalhado o gênero notícia através de um texto no site da CNN Brasil, foram feitas algumas perguntas e os alunos demonstraram entendimento do que leram, uma notícia relacionada ao uso de máscaras. Após essa breve discussão, foi compartilhado um vídeo curto para que assistissem e opinassem:

LINK DO VÍDEO - Importância de não compartilhar notícias falsas

Esse encontro nos proporcionou algumas informações relevantes sobre a turma, as quais ficaram registradas no formulário de entrevista em que obtivemos 5 respostas até agora. Segue um apanhado das respostas mais relevantes:

3 - Sobre o que você tem interesse em estudar ou conhecer?

- Sempre pensei em estudar nutrição.

- Quero me forma em odontologia

- Veterinária

- Quero estudar pra poder conseguir um emprego

- Uma das materia que mais gosto e a língua portuguesa Então Seria Uma Das Que eu gostaria mais de me aprofundar.

4 - Com que tipo de leitura você mais tem contato? (Exemplos: livros, revistas, poemas, artigos, reportagens, etc)

- Vejo mas ,reportagem,mas só as inerentes menos violentas

8 - Esse é um espaço para sugestões, deixe aqui alguma ideia de melhoria para as aulas via WhatsApp.

- Não tive ainda esse tipo de aula,mas acho ótimo.

- Não estou muito contente com as aulas ultimamente não estou com tempo pois estou a procura de emprego.

- Mais vídeo aula

- Mais explicação

- Acho legal ter uma participação de todos mais , as pessoas vão entrando e fica muitas mensagem e ao término da aula ter o tempo de fechar o grupo pq tem pessoas que nao participam mais colocam o nome na lista

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra sobre Alfabetização e Letramentos

A live transmitida pelo canal no Youtube do Grupo Gellite contou com a presença da professora Magda Soares em uma palestra com o tema "Alfabetização e Letramento na cultura do papel e na cultura das telas." A palestrante propõe uma reflexão a respeito do uso das tecnologias na educação, ela não se coloca contra esses recursos mas diz que é necessário se atentar também as condições necessárias para que elas funcionem.  No contexto em que vivemos atualmente, um cenário de desigualdade social, vemos de um lado escolas públicas que atendem as camadas populares e de outra as escolas privadas que atendem os privilegiados, estas sim possuem condições de oferecer recursos tecnológicos para o público que já está acostumado com a cultura digital. A professora pontua as diferenças em relação a cultura do escrito e a cultura do digital e explica sobre como é construído o processo de alfabetização. Ao ser alfabetizada, uma criança precisa ter o contato com o papel para desenvolver de mane...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Palestra PIBID e PRP como espaços de aprendizagem

No dia 24 de março foi organizado pela PROGRAD, o evento "PIBID e PRP nas escolas de Alagoas: Interações, Conexões e Saberes" A live que foi transmitida pelo Youtube contou com a presença da professora Suzana Barrios como palestrante e ela apresentou esses programas como espaços de aprendizagem na e para formação de professores. Foram propostas diversas reflexões a respeito da Base Nacional Comum Curricular, e os desafios que a escola enfrenta constantemente, entre eles a questão Direito X Dever, como transformar a educação, que é um direito de todos, em um bem querido? Tendo em vista que muitas vezes o sistema é falho e muitos jovens enxergam o ambiente escolar como um lugar hostil de competição, inimizades, bullying e cobranças.  Por fim, um outro tema abordado que me chamou muita atenção foi o fato de que a formação continuada é vista por muito como algo distante, quando na verdadeira deveria ser reconhecida por sua imensa importância, e ainda mais em tempos como esse que ...