Pular para o conteúdo principal

1° aula - Turma EJA modular



Devido a mudança de turma, hoje fomos adicionados no grupo de WhatsApp, "Modular Matemática 2022". São cerca de 20 alunos, mas apenas 6 participaram. Primeiramente, a professora compartilhou o vídeo de apresentação da nossa equipe, que teve como intuito deixá-los familiarizados e cientes do que é o PIBID. Logo em seguida ela compartilhou o link do formulário de entrevista, nossa tentativa de diagnóstico. 

Houveram algumas distrações que prejudicaram um pouco a aula, mas foi importante para que reconhecêssemos as reinvindicações da turma. Como tinham recebido um aviso sobre a necessidade de comprovação da vacinação, alguns alunos mandaram áudios com dúvidas enquanto outros respondia e a professora tentava retomar o assunto da aula. Também mandaram áudios questionando quando a escola voltariam a funcionar presencialmente, reclamaram desse atraso e fizeram perguntas sobre a duração do curso.

DESCRIÇÃO DE UM DOS ÁUDIOS:

"Me desculpa minha opinião, mas eu não sei porquê começam a reforma logo quando tava perto de iniciar as aulas.... porque nem todo mundo tem acesso a internet, nem a computador e alguns não sabem, por exemplo eu. Ai no caso se eu for depender desses módulos que estão falando eu acho que eu vou ser reprovada com certeza"

Passando esse momento, a professora continuou reforçando a importância de responderem o formulário e deu alguns minutos para que fizessem isso. 

Em seguida foi trabalhado o gênero notícia através de um texto no site da CNN Brasil, foram feitas algumas perguntas e os alunos demonstraram entendimento do que leram, uma notícia relacionada ao uso de máscaras. Após essa breve discussão, foi compartilhado um vídeo curto para que assistissem e opinassem:

LINK DO VÍDEO - Importância de não compartilhar notícias falsas

Esse encontro nos proporcionou algumas informações relevantes sobre a turma, as quais ficaram registradas no formulário de entrevista em que obtivemos 5 respostas até agora. Segue um apanhado das respostas mais relevantes:

3 - Sobre o que você tem interesse em estudar ou conhecer?

- Sempre pensei em estudar nutrição.

- Quero me forma em odontologia

- Veterinária

- Quero estudar pra poder conseguir um emprego

- Uma das materia que mais gosto e a língua portuguesa Então Seria Uma Das Que eu gostaria mais de me aprofundar.

4 - Com que tipo de leitura você mais tem contato? (Exemplos: livros, revistas, poemas, artigos, reportagens, etc)

- Vejo mas ,reportagem,mas só as inerentes menos violentas

8 - Esse é um espaço para sugestões, deixe aqui alguma ideia de melhoria para as aulas via WhatsApp.

- Não tive ainda esse tipo de aula,mas acho ótimo.

- Não estou muito contente com as aulas ultimamente não estou com tempo pois estou a procura de emprego.

- Mais vídeo aula

- Mais explicação

- Acho legal ter uma participação de todos mais , as pessoas vão entrando e fica muitas mensagem e ao término da aula ter o tempo de fechar o grupo pq tem pessoas que nao participam mais colocam o nome na lista

Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: