Pular para o conteúdo principal

Reunião com supervisora #1


Neste primeiro encontro com a nova supervisora, que é professora em uma escola de ensino para jovens e adultos, discutimos sobre a ideia da elaboração de uma playlist comentada e iniciamos a confecção do plano de aula.

Percebemos a necessidade de realizar um diagnóstico com a turma, para então propor um projeto que estaria mais de acordo com as necessidades e interesses do grupo.

Pensamos em trabalhar com a canção "Pequenas alegrias da vida adulta" do Emicida, que promove uma reflexão sobre o que nos traz satisfação no dia a dia, enquanto em um dos trechos nos mostra alguns exemplos:

É um sábado de paz onde se dorme mais

O gol da virada quase que nóis rebaixa

Emendar um feriado nesses litorais

Encontrar uma tupperware que a tampa ainda encaixa (ó Glória)

(...)

Triunfo hoje pra mim é o azul no boletim

Uma boa promoção de fraldas nessas drogarias

O faz me rir na hora extra vinda do serviço

Presentes feitos com guache e crepom lembra meu dia

Penso que os sonhos de Deus deve ser tipo isso

A linguagem usada pelo cantor é informal e direta, tem potencial de representar e alcançar muitos jovens que acham que poesia não é para eles, o rap prova justamente o contrário. 

Tenho a expectativa de que com essa manifestação os alunos possam se apropriar da arte e também nos revelar suas pequenas alegrias, as respostas podem nos conduzir daqui para frente e servirão de inspiração para o desenvolvimento das aulas e atividades.

Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: