Neste primeiro encontro com a nova supervisora, que é professora em uma escola de ensino para jovens e adultos, discutimos sobre a ideia da elaboração de uma playlist comentada e iniciamos a confecção do plano de aula.
Percebemos a necessidade de realizar um diagnóstico com a turma, para então propor um projeto que estaria mais de acordo com as necessidades e interesses do grupo.
Pensamos em trabalhar com a canção "Pequenas alegrias da vida adulta" do Emicida, que promove uma reflexão sobre o que nos traz satisfação no dia a dia, enquanto em um dos trechos nos mostra alguns exemplos:
É um sábado de paz onde se dorme mais
O gol da virada quase que nóis rebaixa
Emendar um feriado nesses litorais
Encontrar uma tupperware que a tampa ainda encaixa (ó Glória)
(...)
Triunfo hoje pra mim é o azul no boletim
Uma boa promoção de fraldas nessas drogarias
O faz me rir na hora extra vinda do serviço
Presentes feitos com guache e crepom lembra meu dia
Penso que os sonhos de Deus deve ser tipo isso
A linguagem usada pelo cantor é informal e direta, tem potencial de representar e alcançar muitos jovens que acham que poesia não é para eles, o rap prova justamente o contrário.
Tenho a expectativa de que com essa manifestação os alunos possam se apropriar da arte e também nos revelar suas pequenas alegrias, as respostas podem nos conduzir daqui para frente e servirão de inspiração para o desenvolvimento das aulas e atividades.