Tivemos uma oficina sobre a criação de um site de webjornalismo, foi um momento na reunião geral do PIBID que contou com a participação de uma das professoras supervisoras e um pibidiano. Eles explicaram como se deu a criação do webjornal, como os alunos participaram e se desenvolveram no processo, este é um projeto antigo já realizado anteriormente na escola e que deu certo também no ensino remoto.
O site consiste em um espaço virtual para divulgação de textos autorais dos alunos, o que favorece o trabalho com a produção e a leitura de textos, bem como o compartilhamento de discursos, a ampliação dos debates promovidos nas aulas e a aprendizagem coletiva.
Entendemos o passo a passo para execução, que foi apresentado de forma objetiva:
1. Planejar e organizar coletivamente o layout, título e identidade visual
2. Planejar e organizar o trabalho de produção textual a partir dos gêneros estudados e de interesse
3. Organizar os textos e orientar a revisão pelos alunos para em seguida revisar aspectos linguísticos
Notamos como a proposta se tornou mais atrativa para a turma no momento em que eles tomaram o protagonismo, dessa forma, foi uma prática exitosa e que nos trouxe aprendizagem e inspiração.