Um recomeço.
No primeiro encontro virtual do PIBID Letras - Português, tivemos a oportunidade de conhecer as novas professoras supervisoras, Ligia e Doris, que atuarão conosco nesta etapa final do programa.
Foram apresentadas informações sobre as escolas, os alunos e o planejamento das aulas, mas ainda não temos perspectiva de quando nosso trabalho com as turmas será iniciado.
Vem mudança por ai.
Com o provável retorno às aulas presenciais, pode ser que haja modificações nos grupos dos subprojetos, de modo a facilitar o deslocamento dos pibidianos até as escolas.
E desafios.
Vamos explorar novos caminhos neste ano, apesar de termos apenas cerca de 3 meses até o fim do PIBID, pois entraremos em contato com novas instituições inseridas em diferentes contextos socioculturais, ocupadas por alunos e profissionais também diferentes dos que estávamos em contato.
Expectativas.
Espero que possamos trabalhar com um planejamento estratégico efetivo que guiará nossas ações até abril, mês em que possivelmente poderemos ver os resultados das nossas ações na nova escola. Imagino que só assim será possível desenvolver um bom projeto que surtirá algum efeito para a turma, escola ou até para a comunidade em que estão inseridos. Para isso, é necessário que comecemos com um diagnóstico que nos indicará o que fazer.
Reflexões.
Um ponto em comum observado a respeito do trabalho das duas novas professoras é que ambas demonstraram a afetividade no ensino, tão necessária nesse período, seja através do contato atencioso com os alunos, individualmente, seja por meio de feedbacks detalhados sobre as tarefas que realizam. Acredito que teremos muito a aprender com as duas! <3