Esse foi um dos dias mais marcantes vividos até aqui no PIBID. Motivo? Quase tudo deu errado.
Preparamos uma programação para este que foi o encontro virtual de encerramento com a turma, e enquanto discutíamos os últimos detalhes no grupo de WhatsApp, recebemos a notícia de que a escola estava sem internet e por isso muito do que planejamos não seria ser possível executar:
0 - Dinâmica da retrospectiva ❌
Conseguimos nos conectar através de uma vídeo chamada pelo WhatsApp que a professora Socorro conseguiu transmitir em uma TV na sala de informática da escola, com ajuda dos alunos e de uma das coordenadoras. Dessa forma, os alunos conseguiram nos ver e nos ouvir melhor, mas nós não conseguíamos ouvi-los com muita clareza e devido ao tempo não pudemos aplicar a dinâmica da retrospectiva em que eles teriam que escrever em uma papel algumas palavras que para eles definiriam o que viveram com o PIBID.
1- Retrospectiva das atividades de 2021 em slides ❌
Devido a falta de conexão, não foi possível apresentar os slides que preparamos com imagens e referências aos melhores momentos vividos com os grupos.
2 - Feedback sobre a gincana; ❌
Não foi possível realizar da forma que planejamos porque também íamos apresentar alguns slides.
3 - Distribuição de certificados; ❌
Não participamos desse momento já que a ligação teve que ser mais rápida devido aos problemas com internet, mas um dos pibidianos explicou brevemente como preparamos e eles foram distribuídos depois pela professora.
4 - Dinâmica: o presente; ❌
Também devido ao tempo, problemas com a internet e dificuldade de ouvir a turma, logo tivemos que encerrar a chamada então não participamos do momento.
5 - Sorteio dos livros ✅
Foi o momento principal, e pôde ser realizado através da roleta online que preparei com o nome de todos os alunos. Consegui filmar o sorteio com meu celular e eles puderam ver através da TV e ouviram quando eu anunciava o vencedor. Os alunos ganharam livros e doces.
6 - Agradecimento. ✅
Por fim, deixamos uma breve mensagem de agradecimento pelo acolhimento da turma, além da participação e do engajamento deles ao longo da gincana.