No encontro quinzenal entre os grupos do PIBID Letras - Português ouvimos os relatos das professoras supervisoras à respeito do retorno presencial e da situação das escolas. As dificuldades são inúmeras, tanto para elas quando para os alunos. A escola que normalmente deveria ser um ambiente para socialização, brincadeiras, trocas de experiência e diversão, agora é um lugar cheio de regras, extremamente necessárias, mas que limitam e dificultam a prática pedagógica, além de afetar significativamente no psicólogo as crianças e adolescentes.
Será desafiador superar as dificuldades do ensino híbrido, levando em consideração que muita coisa não está sob o nosso controle, mas seguimos buscando alternativas.
Vamos procurar formas de incentivar a leitura, e uma delas será por meio do quadro no Instagram que chamamos de "Fofoca Literária" em que uma das pibidianas do grupo, Luiza, faz a indicação de um livro em um formato de vídeo curto e simples como quem está contando uma fofoca. A ideia é despertar a curiosidade dos alunos e incentivar para que busquem conhecer melhor essas histórias lendo as obras! Segue abaixo alguns dos vidros já gravados e publicados no perfil da turma:
VÍDEOS DO FOFOCA LITERÁRIA: