Nesta reunião foi apresentada uma proposta para o uso do Padlet enquanto ferramenta de interação com a turma e também espaço de debate e criação para os alunos. A ideia é que sejam disponibilizados vídeos que falem sobre temas relacionados à diversidade, como inclusão de pessoas com deficiências, respeito às diferentes religiões, direito das minorias sociais, etc. A partir desses conteúdos os alunos poderão ter maior embasamento para criar. Ainda desenvolveremos formas de ligar isso ao que já foi criado até então como por exemplo a revista online hospedada no Instagram e também com os conteúdos que a professora deve abordar em sala de aula (Artigo de Opinião).
Para o perfil @escolaecotidiano preparamos uma programação de postagens para facilitar nossa organização e evitar que qualquer um fique sobrecarregado. Utilizamos dessa planilha para fazer a divisão de tarefas relacionadas ao gerenciamento da rede social, então em cada dia da semana uma ou duas pessoas ficarão responsáveis de atualizar o perfil.
Nesta semana iniciamos uma série de postagens em vídeo chamada "Relatos que te farão mudar sua visão sobre os estudos". Vamos postar, uma vez por semana, um vídeo feito por um dos pibidianos relatando sua experiência com os estudos. Gravaremos tendo como base o seguinte "roteiro."
Nesse cenário de dúvidas e inseguranças podemos imaginar como está sendo difícil para os alunos se adaptarem ao ensino híbrido, além disso muitos estão desmotivados em relação aos estudos.
Pensando nisso, queremos tentar ajudar trazendo alguns relatos que reforcem a importância dos estudos.
• A ideia é gravar um vídeo curto explicando a importância dos estudos para você! Ele será postado no Instagram @escolaecotidiano
Algumas perguntas guias para te ajudar no que falar:
1. Como você era como estudante quando estava no 9 ano do ensino fundamental?
2. Quando passou a perceber a importância dos estudos na sua vida?
3. Que mudanças e benefícios a dedicação aos estudos te proporcionou/proporciona?
4. O que te motiva a continuar estudando?
Alguns direcionamentos:
- Comece seu vídeo se apresentando (ex: oi gente! meu nome é..., sou do PIBID)
Obs: Fale de forma espontânea e descontraída, os primeiros segundos devem chamar a atenção para que o aluno continue assistindo!
- Se possível grave na vertical! (O vídeo será postado no igtv)
- Duração média: 5 minutos
- Caso não queira aparecer pode ser um vídeo só com áudio ou até mesmo um texto!
- LINK PARA O VÍDEO: Primeiro relato - Almírista Silva