Pular para o conteúdo principal

20° reunião com supervisora

 


Nesta reunião foi apresentada uma proposta para o uso do Padlet enquanto ferramenta de interação com a turma e também espaço de debate e criação para os alunos. A ideia é que sejam disponibilizados vídeos que falem sobre temas relacionados à diversidade, como inclusão de pessoas com deficiências, respeito às diferentes religiões, direito das minorias sociais, etc. A partir desses conteúdos os alunos poderão ter maior embasamento para criar. Ainda desenvolveremos formas de ligar isso ao que já foi criado até então como por exemplo a revista online hospedada no Instagram e também com os conteúdos que a professora deve abordar em sala de aula (Artigo de Opinião).

Para o perfil @escolaecotidiano preparamos uma programação de postagens para facilitar nossa organização e evitar que qualquer um fique sobrecarregado. Utilizamos dessa planilha para fazer a divisão de tarefas relacionadas ao gerenciamento da rede social, então em cada dia da semana uma ou duas pessoas ficarão responsáveis de atualizar o perfil. 


Nesta semana iniciamos uma série de postagens em vídeo chamada "Relatos que te farão mudar sua visão sobre os estudos". Vamos postar, uma vez por semana, um vídeo feito por um dos pibidianos relatando sua experiência com os estudos. Gravaremos tendo como base o seguinte "roteiro."

Nesse cenário de dúvidas e inseguranças podemos imaginar como está sendo difícil para os alunos se adaptarem ao ensino híbrido, além disso muitos estão desmotivados em relação aos estudos.
Pensando nisso, queremos tentar ajudar trazendo alguns relatos que reforcem a importância dos estudos. 

• A ideia é gravar um vídeo curto explicando a importância dos estudos para você! Ele será postado no Instagram @escolaecotidiano

Algumas perguntas guias para te ajudar no que falar:
1. Como você era como estudante quando estava no 9 ano do ensino fundamental? 

2. Quando passou a perceber a importância dos estudos na sua vida? 

3. Que mudanças e benefícios a dedicação aos estudos te proporcionou/proporciona? 

4. O que te motiva a continuar estudando?

Alguns direcionamentos:
- Comece seu vídeo se apresentando (ex: oi gente! meu nome é..., sou do PIBID)
Obs: Fale de forma espontânea e descontraída, os primeiros segundos devem chamar a atenção para que o aluno continue assistindo! 
- Se possível grave na vertical! (O vídeo será postado no igtv)
- Duração média: 5 minutos
- Caso não queira aparecer pode ser um vídeo só com áudio ou até mesmo um texto!
 

Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: