Seguindo a proposta da nossa professora supervisora, trago aqui um breve relato com os pontos principais que observei em uma vídeo aula sobre o ensino da língua:
A professora Dra. Irandé Antunes, em sua palestra sobre língua, texto e ensino defende a ideia de que cabe a linguística fazer a análise da língua que ocorre numa sociedade efetiva. Entretanto, não existe um uso significativo dessa função fora das interações pessoais e sociais contextualizadas e ela parte dessa perspectiva para propor reflexões.
Sendo a língua concebida como meio social de interação verbal suas principais características são os fenômenos da textualidade, da intencionalidade, da semanticidade e da interação com parceiros. Além disso, é muito importante também trabalhar a oralidade, o que está pouco presente nos livros didáticos por exemplo como aponta a palestrante.
Com todos os pontos apresentadas na aula, entende-se que um texto, sendo ele oral ou escrito, demanda muito mais do que o conhecimento da língua. É necessário pensar e trazer o conhecimento de mundo, dos cenários, das cenas e o conhecimento sobre as ações verbais. Dessa forma, como defende Irandé, teríamos uma linguística mais abrangente.
Por fim, destaco abaixo citações da professora que mais me chamaram atenção:
"A gramática é apenas uma parte da língua e a língua é apenas um sistema."
"Um ensino que não inclui as condições do funcionamento e do uso interacional da língua é insuficiente"
LINK DA VÍDEOAULA: https://www.youtube.com/watch?v=VA2wjBQwstg