Pular para o conteúdo principal

Palestra: Língua, texto e ensino: motivações e perspectivas para a prática docente

 



Seguindo a proposta da nossa professora supervisora, trago aqui um breve relato com os pontos principais que observei em uma vídeo aula sobre o ensino da língua:

A professora Dra. Irandé Antunes, em sua palestra sobre língua, texto e ensino defende a ideia de que cabe a linguística fazer a análise da língua que ocorre numa sociedade efetiva. Entretanto, não existe um uso significativo dessa função fora das interações pessoais e sociais contextualizadas e ela parte dessa perspectiva para propor reflexões.
Sendo a língua concebida como meio social de interação verbal suas principais características são os fenômenos da textualidade, da intencionalidade, da semanticidade e da interação com parceiros. Além disso, é muito importante também trabalhar a oralidade, o que está pouco presente nos livros didáticos por exemplo como aponta a palestrante.
Com todos os pontos apresentadas na aula, entende-se que um texto, sendo ele oral ou escrito, demanda muito mais do que o conhecimento da língua. É necessário pensar e trazer o conhecimento de mundo, dos cenários, das cenas e o conhecimento sobre as ações verbais. Dessa forma, como defende Irandé, teríamos uma linguística mais abrangente. 

Por fim, destaco abaixo citações da professora que mais me chamaram atenção:

"A gramática é apenas uma parte da língua e a língua é apenas um sistema."

"Um ensino que não inclui as condições do funcionamento e do uso interacional da língua é insuficiente"

LINK DA VÍDEOAULA: https://www.youtube.com/watch?v=VA2wjBQwstg

Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: