Na última reunião do PIBID tivemos um momento de discussão em que alguns alunos puderam apresentar suas ideias a respeito dos artigos que lemos na semana anterior. Com uma dinâmica divertida que permitiu que um fizesse perguntas ao outro pudemos conhecer os diferentes pontos observados por cada um.
Sobre o primeiro artigo (O Ingresso nas Práticas Docentes dos Letramentos Sociais) falamos dos momentos em que pudemos notar posturas e/ou imposturas. Um dos exemplos citados foi quando houve a preocupação dos coordenadores em incentivar a leitura dentro do próprio grupo de bolsistas, pois assim eles poderiam dar continuidade ao projeto com os alunos. Seria incoerente tentar estimular a prática da leitura sem que nem mesmo eles eram leitores. Então, não houve impostura, pelo contrário, tomaram uma atitude correta e que contribui para o sucesso do projeto.
No segundo artigo (Pedagogia Transmídia) pudemos ver que os pibidianos fizeram uso de várias alternativas, adaptando suas ideias para aquela realidade onde estavam inseridos. Com isso, fizeram uso da noção "Saber ver" pois repensaram seus valores para que pudessem ter uma real conexão com os alunos.
A leitura dos dois artigos me fez aprender muito, fiquei encantada com as imagens e descrição das atividades realizadas durante o programa. Com certeza foi uma grande inspiração para todos nós que ainda estamos no início dessa jornada no PIBID.