Pular para o conteúdo principal

7° Reunião Geral

Na última reunião do PIBID tivemos um momento de discussão em que alguns alunos puderam apresentar suas ideias a respeito dos artigos que lemos na semana anterior. Com uma dinâmica divertida que permitiu que um fizesse perguntas ao outro pudemos conhecer os diferentes pontos observados por cada um. 
Sobre o primeiro artigo (O Ingresso nas Práticas Docentes dos Letramentos Sociais) falamos dos momentos em que pudemos notar posturas e/ou imposturas. Um dos exemplos citados foi quando houve a preocupação dos coordenadores em incentivar a leitura dentro do próprio grupo de bolsistas, pois assim eles poderiam dar continuidade ao projeto com os alunos. Seria incoerente tentar estimular a prática da leitura sem que nem mesmo eles eram leitores. Então, não houve impostura, pelo contrário, tomaram uma atitude correta e que contribui para o sucesso do projeto.
No segundo artigo (Pedagogia Transmídia) pudemos ver que os pibidianos fizeram uso de várias alternativas, adaptando suas ideias para aquela realidade onde estavam inseridos. Com isso, fizeram uso da noção "Saber ver" pois repensaram seus valores para que pudessem ter uma real conexão com os alunos.
A leitura dos dois artigos me fez aprender muito, fiquei encantada com as imagens e descrição das atividades realizadas durante o programa. Com certeza foi uma grande inspiração para todos nós que ainda estamos no início dessa jornada no PIBID.

Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: