O seminário de abertura foi um evento organizado pela PROGRAD onde pudemos entender melhor o propósito do PIBID e do programa de Residência Pedagógica, além disso acompanhamos a palestra "As licenciaturas em tempos de pandemia" e a mesa redonda "PIBID e PRP nas escolas: como fortalecer o processo de Ensino e Aprendizagem em período de pandemia"
Todos os debates foram de grande relevância pois trataram de temas importantes para qualquer estudante de licenciatura, como a necessidade de preparo e capacitação tecnológica, novos métodos de mediação das aulas, e a importância de pensar em diferentes formas de promover a aprendizagem online.
Ficou nítido que a pandemia impactou de forma muito significativa a relação entre aluno e professor, mas esse impacto, que em primeiro momento foi negativo e exigiu inúmeras mudanças urgentes, deve ser visto como um desafio a ser superado e não momento para se acomodar ou desistir.
Portanto, pudemos aprender um pouco mais com as experiências compartilhadas dos professores palestrantes. Momentos como esse nos incentivam a buscar mais conhecimento e a estar sempre pronto e disposto a aprimorar antigos métodos, só assim conseguiremos impactar positivamente a vida dos alunos independente dos meios utilizados.
Para finalizar, eu não poderia deixar de destacar aqui o quão especial foi o encerramento cultural promovido que contou com a apresentação do Trio Ybyrá, uma atividade de produção artística vinculada à UFAL. Foi realmente lindo poder conhecer e prestigiar esses artistas tão talentosos.