Pular para o conteúdo principal

2° contato com a turma do EJA

 


A aula teve como objetivo apresentar o gênero textual crônica, a professora conduziu a conversa de maneira leve e explicando com muita paciência e dedicação, mas apesar dos seus esforços não contamos com a participação de boa parte da turma. Na maior parte do tempo, apenas um aluno interage, enquanto vez ou outra outros 2 mandam mensagens, mas apenas para justificar a ausência, normalmente explicam que estão ocupados com a família, no trabalho, ou com problemas de internet. Esses alunos também avisam que não poderão participar no momento e pegarão o conteúdo passado depois.
O texto trabalhado, intitulado "O dinheiro que se perde", foi enviado através de um link:
A professora sugeriu uma leitura coletiva, em que os parágrafos do texto seriam divididos e cada aluno leria uma parte, mas a ideia logo foi descartada pois o único aluno participante disse que estava com problema no celular que o impossibilitava de gravar áudios. Dando continuidade, alguns questionamentos foram feitos sobre a leitura:
  • O autor do texto tem a intenção de que leitor entenda o que vai acontecer no decorrer da história?
  • Se fossemos classificar essa crônica, diríamos que ela é de que tipo?
Após isso, foi possível aprofundar um pouco mais o conteúdo e a aula foi encerrada. 
Pude notar o comprometimento da nossa professora supervisora, que sempre traz ideias e tenta interagir com os alunos, também não parece se desmotivar com a falta de participação e mesmo que haja apenas uma pessoa na aula, ainda assim ela dará o seu melhor como se estivesse no presencial em um grupo de vários estudantes atentos e participativos. Observar sua postura, mesmo online e via WhatsApp, tem sido o maior aprendizado.

Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: