Pular para o conteúdo principal

Professor X Pesquisador


Ao adotar uma postura crítica nas práticas de pesquisa, em todas as suas dimensões – teoria, metodologia, análise, relatório –, busca-se também uma atitude deliberadamente transgressiva. Na consciente e crítica atuação do/a professor/a como pesquisador/a e do/a pesquisador/a como professor/a, surge a resistência transgressiva também nas práticas pedagógicas. 

(DIAS, COROA, LIMA, p. 34)


Da leitura do artigo "Criar, resistir e transgredir: Pedagogia Crítica de Projetos e Práticas de Insurgências na educação e nos estudos da linguagem", é possível trazer várias reflexões para o trabalho no PIBID Letras - Português, entre elas destaca-se a importância de unir pesquisa (teoria) e prática.
Dentro das atividades executadas no programa, a prática de diagnóstico e os projetos de pesquisa têm como finalidade o conhecimento da realidade dos alunos para, então, transformá-la. Por isso, a pesquisa não deve estar desvinculada, nem distante, da prática pedagógica, pois é ela que proporcionará melhoria e também a autonomia do professor.
As autoras ainda afirmam que as práticas de pesquisa e as práticas pedagógicas devem estar centradas no lugar de discurso do/a pesquisador/a e do/a professor/a, para, dessa forma, garantir autoridade e legitimidade.

Sendo assim, como futuros professores pesquisadores, cabe a cada um de nós buscar constantemente questões relativas às nossas práticas com o objetivo de aperfeiçoá-las, exercendo, assim, uma atuação crítica e consciente.

Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: