Nesta reunião geral nos foi apresentada a proposta da elaboração de uma playlist comentada. Devemos, portanto, escolher uma temática em grupo com apoio da professora supervisora, e nos sugeriram os temas mais variados possíveis como: HQs, filmes, séries, álbuns musicais, personagens, contos, etc. O importante é que seja uma produção multimodal, já que trabalharemos com produção de texto também na criação de um roteiro.
A apresentação foi feita em um formato de oficina em que a coordenadora de área apresentou o passo a passo de como produzir tal conteúdo, trazendo sempre exemplos e ideias.
Segue abaixo o link para a plataforma Spotify, local de hospedagem de uma playlist com 7 gravações em formato podcast sobre os contos de Conceição Evaristo.
Podcast - 7 vozes da literatura
Como no trabalho acima, realizado por alunos do curso de Letras, a ideia das playlists é permitir que o aluno disserte sobre temas do seu interesse e que possam ter relevância para quem está em busca de aprendizagem, entretenimento, etc. Fazendo uso de diversos recursos, seja para produção de roteiro, ou para gravação e edição, eles poderão se apropriar da linguagem, lembrando que podem e devem assumir esse papel de alguém que influencia, se expressa, indica, ensina, compartilha.
"A escola trabalha contextos com pretextos e não parece ver a importância em o aluno utilizar a linguagem"