Pular para o conteúdo principal

24° Reunião Geral (oficina 1)

 


Nesta reunião geral nos foi apresentada a proposta da elaboração de uma playlist comentada. Devemos, portanto, escolher uma temática em grupo com apoio da professora supervisora, e nos sugeriram os temas mais variados possíveis como: HQs, filmes, séries, álbuns musicais, personagens, contos, etc. O importante é que seja uma produção multimodal, já que trabalharemos com produção de texto também na criação de um roteiro.

A apresentação foi feita em um formato de oficina em que a coordenadora de área apresentou o passo a passo de como produzir tal conteúdo, trazendo sempre exemplos e ideias.

Segue abaixo o link para a plataforma Spotify, local de hospedagem de uma playlist com 7 gravações em formato podcast sobre os contos de Conceição Evaristo.

Podcast - 7 vozes da literatura  

Como no trabalho acima, realizado por alunos do curso de Letras, a ideia das playlists é permitir que o aluno disserte sobre temas do seu interesse e que possam ter relevância para quem está em busca de aprendizagem, entretenimento, etc. Fazendo uso de diversos recursos, seja para produção de roteiro, ou para gravação e edição, eles poderão se apropriar da linguagem, lembrando que podem e devem assumir esse papel de alguém que influencia, se expressa, indica, ensina, compartilha.

"A escola trabalha contextos com pretextos e não parece ver a importância em o aluno utilizar a linguagem"


Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: