Dessa forma, compreende-se que o uso da linguagem em sala de aula se faz por um trabalho em que o professor pode atuar como mediador indicando caminhos e informando aos alunos sobre a importância desse recurso como um meio para participação ativa na sociedade em que irão promover conscientização, gerar impacto positivo e multiplicar saberes. Para isso, o ensino deve considerar os diferentes contextos socioculturais e as necessidades e desejos dos alunos e/ou da comunidade que fazem parte para, assim, fazer sentido. A linguagem se manifesta por diversos meios e de diversas formas, tornando a educação possível e libertadora, o professor de Língua Materna é quem indicará essa possibilidade.
Ao trabalhar com projetos de letramento, adotamos diferentes concepções a respeito da linguagem, da educação e do papel do professor. Com isso, entendemos que o educador tem em mãos um poder transformador ao trabalhar com leitura e escrita, pois a partir dessas ferramentas é possível criar agentes sociais. Fazemos uso da linguagem como prática social ao buscar acordos com os alunos e ao abrir mão de visões pessoais para o bem desse coletivo. Enxergamos a educação como uma oportunidade para gerar mudanças não apenas no comportamento e desempenho do aluno em sala, mas também na sua concepção de mundo e atuação como cidadão.