Pular para o conteúdo principal

Indicação de filme

 


Recentemente assisti ao filme francês "La Vie Scolaire" traduzido no Brasil para "Efeito Pigmaleão", disponível na Netflix. Nele vemos o dia a dia de uma conselheira em uma escola localizada em um bairro pobre de Paris, também conhecemos alguns dos alunos e suas questões pessoais e familiares que os levam a diversos problemas de disciplina, além de conflitos com professores e indecisões sobre o futuro.
Uma das questões abordadas no filme é o papel da educação para criação de cidadão conscientes:
Como despertar essa consciência em jovens inseridos em realidades desiguais, em cenários de vulnerabilidade sem muita perspectiva de sucesso profissional? Para quê serve a escola e o que aprendem nela?
Vemos os alunos questionando os professores sobre, por exemplo, qual a necessidade aprenderem sobre a História da França ou as equações matemáticas, se dificilmente aplicariam isso em algum trabalho. As respostas dos educadores não passam da superfície, mas revelam que não há, de modo geral, uma consciência da parte de todos que integram o ambiente escolar a respeito da importância dos estudos e do que eles devem significar. Há na verdade a exposição de que muitos frequentam a escola de forma mecânica, para cumprir com um planejamento ou exigência da direção ou do Estado, para ver os amigos ou por conta da merenda oferecida.
 

Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: