A obra foi escolhida por meio de uma votação feita em um formulário online, o que permitiu que cada aluno já criasse uma expectativa baseado no título e na imagem que disponibilizamos no Google Forms.
A leitura foi realizada por um dos colegas pibidianos, Evandro, enquanto os alunos acompanhavam através do texto impresso que foi distribuído pela professora em sala de aula. Antes disso, nossa supervisora fez perguntas em relação a obra como "Sobre o que vocês acham que essa história será?", "Acham que terá um final feliz?", "Acham que irão gostar?", entre outras. Isso permitiu uma maior participação dos alunos e fez com que eles prestassem mais atenção no momento de leitura.
Depois da narração feita pelo Evandro, discutimos brevemente e alguns alunos expressaram o que acharam, alguns gostaram mas relataram que esperavam um fim de diferente e outros disseram que a história se passou mais rapidamente, queriam uma continuação. A partir disso, outra pibidiana, Almírista, introduziu o desafio de reescrita, explicando as regras e informando a partir de qual ponto os grupos deveriam começar a escrever.
Encerramos a vídeo chamada depois de tirar as dúvidas, mas eles continuaram com um outro desafio da gincana, desta vez de divulgação e recebemos fotos do que aconteceu. Foi uma surpresa muito positiva ver que muitos alunos deixaram a timidez de lado e foram nas salas de aula das demais turmas, espalhar cartazes e convidá-los a conhecer o acervo digital que foi criado com todos os contos, uma ótima oportunidade para aqueles que desejam ler e conhecer mais desses universos brevemente apresentados através do formulário de votação.