Na segunda mesa redonda organizada pela coordenação do PIBID - UFAL, foi discutido sobre o papel e atuação do programa durante o ensino remoto emergencial. O tema central da palestra foi: "Percepções, vivências e desafios nas Escolas de Alagoas."
Um dos momentos que mais me chamou atenção foi o relato sobre as práticas desenvolvidas e aplicadas pelo grupo do PIBID de geografia, que foi de grande valor pois nos mostra que as possibilidades dentro do programa são inúmeras, e são essas iniciativas que estão revolucionando o ensino.
O uso de sites que permitem a criação de "nuvens de palavras", por exemplo, para incentivar a participação ativa dos alunos de forma que se sintam confortáveis para exporem suas ideias e opiniões e também a valorização e incentivo a uma leitura decolonial (com a indicação da obra "Sejamos todos feministas" da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie) foram dois pontos que me surpreenderam e que tenho certeza que serão bons exemplos para inspirar os estudantes que querem se engajar em projetos educacionais!
Segue abaixo print da apresentação de uma das professoras do PIBID - Geografia, em que ela mostrou o trabalho desenvolvido pelo grupo:
Houve também um relato do professor supervisor de Matemática, que disse que as alunas pibidianas 'chegaram quebrando tabus' e que isso foi muito bom! É satisfatório notar que a presença dos universitários no ambiente escolar faz toda a diferença não só para eles mas também para todos que têm a oportunidade de serem impactados pelas ideias e pelo trabalho. Que continuemos surtindo esse efeito então!