Pular para o conteúdo principal

PIBID - UFAL nas Escolas de Alagoas - 2º encontro




Na segunda mesa redonda organizada pela coordenação do PIBID - UFAL, foi discutido sobre o papel e atuação do programa durante o ensino remoto emergencial. O tema central da palestra foi: "Percepções, vivências e desafios nas Escolas de Alagoas."

Um dos momentos que mais me chamou atenção foi o relato sobre as práticas desenvolvidas e aplicadas pelo grupo do PIBID de geografia, que foi de grande valor pois nos mostra que as possibilidades dentro do programa são inúmeras, e são essas iniciativas que estão revolucionando o ensino.

O uso de sites que permitem a criação de "nuvens de palavras", por exemplo, para incentivar a participação ativa dos alunos de forma que se sintam confortáveis para exporem suas ideias e opiniões e também a valorização e incentivo a uma leitura decolonial (com a indicação da obra "Sejamos todos feministas" da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie) foram dois pontos que me surpreenderam e que tenho certeza que serão bons exemplos para inspirar os estudantes que querem se engajar em projetos educacionais!

Segue abaixo print da apresentação de uma das professoras do PIBID - Geografia, em que ela mostrou o trabalho desenvolvido pelo grupo:


Houve também um relato do professor supervisor de Matemática, que disse que as alunas pibidianas 'chegaram quebrando tabus' e que isso foi muito bom! É satisfatório notar que a presença dos universitários no ambiente escolar faz toda a diferença não só para eles mas também para todos que têm a oportunidade de serem impactados pelas ideias e pelo trabalho. Que continuemos surtindo esse efeito então!

Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: