Neste encontro com todos os pibidianos, professoras supervisores e coordenadores discutimos sobre as últimas ações realizadas, eventos futuros e a preparação para a volta às aulas presenciais das escolas estaduais.
Foi um momento em que um dos grupos expôs algumas de suas dificuldades enfrentadas no momento, o que provocou inúmeras reflexões. O que acontece é que a coordenação da escola tem tomado algumas atividades que dificultam o avanço das práticas do grupo, como por exemplo manter o chat fechado durante as vídeo chamadas que silencia mais ainda aqueles alunos mais tímidas ou que por questões pessoais não podem abrir o microfone. Vendo as frustação dos colegas me preocupei com a possibilidade de encontrar no futuro pessoas ou me ver em situações que sejam verdadeiros empecilhos para o meu trabalho, e isso de fato é desmotivador. Devemos seguir em frente, apesar disso, agindo pelo ideal.
Como ter a academia como fronte de batalha se a escola se mostra cada vez mais anticientífica? Acredito que, com sorte e persistência, encontraremos a resposta para essa e outras questões até o fim do programa!
Além disso, outro grupo compartilhou algumas produções de alunos e explicaram como desenvolveram uma gincana online, compartilho abaixo o link de uma postagem que compartilha homenagens feitas pela turma para os pibidianos, vale a pena conferir!
https://mitiarisimr.blogspot.com/2021/07/gincana-homenagem.html
Por fim, fica a reflexão sobre a importância do nosso trabalho. Nesse contexto social de pandemia, de crise em todos os setores da sociedade, vemos a educação como cura. Que possamos continuar observando e relatando os sintomas para pensar em remédios e assim mudar essa realidade em que a escola é, infelizmente, espaço que reproduz desigualdade social. Não seremos negacionistas.