Neste encontro ouvimos o relato da professora Socorro a respeito dos desafios enfrentados com a volta às aulas presenciais. Os alunos seguem desmotivados e sem perspectiva, muitos com medo e outros cansados com a rotina. Houve o caso de uma aluna que passou mal durante a aula e seus sintomas indicam que foi uma crise de ansiedade, problema muito comum entre os jovens e que foi crescente nesse período da pandemia.
É com grande pesar que temos que lidar com relatos como esse, tais acontecimentos nos remetem ao fato de que em um futuro próximo estaremos no lugar da professora mediando conflitos, socorrendo e aconselhando alunos e vivendo momentos difíceis com eles.
Estamos cientes de que não é nossa responsabilidade trabalhar exclusivamente para que esses alunos tenham uma boa saúde mental e fiquem livres de todos os seus problemas, mas estamos conscientes que nossas práticas podem impactar de forma positiva ou negativa nesse quesito. Que possamos então trazer leveza com o ensino e que eles possam aprender além dos conteúdos de gramática, literatura ou que mais a grade curricular exige.