Neste reencontro com os subprojetos, supervisores e coordenadores do PIBID recebemos algumas atualizações, especificamente notícias sobre a volta às aulas presenciais, que estão para acontecer já no mês que vem. Há uma preocupação muito grande em relação ao ensino híbrido que é uma abordagem que envolve atividades presenciais e a distância. Existem muitos pontos a serem avaliados e entre eles o que mais me chama atenção é a questão da segurança do professor, que parece ser pouco ou nada considerada. Por outro lado, o governo estadual tem investido grandes quantias para esse retorno, dinheiro que será destinado a compra de materiais e produtos para higiene e cumprimento de todos os protocolos de prevenção contra a covid e também para a compra de equipamentos e internet. Quanto a isso, resta aguardar para ver se todas as medidas serão cumpridas e se não teremos novamente um aumento na quantidade de infectados.
Nosso coordenador Luiz apresentou mais alguns pontos a serem considerados, como a questão do retrocesso que pode acontecer com essa volta, será que as escolas continuarão resistentes em relação ao uso da tecnologia? Será que todos as metodologias e ferramentas usadas no EAD serão deixadas de lado? O retrocesso é de fato um risco mas a questão agora é não permitir que isso aconteça! Devemos estar sempre prontos para renovar e inovar com nossas práticas em sala de aula.
Além dessas reflexões também falamos um pouco sobre nossas próximas atividades dentro do PIBID, entre elas a elaboração e entrega de um relatório e a realização de alguns eventos que contarão com nossa presença e integração entre os grupos.
Por fim, meu grupo apresentou as atualizações sobre o que temos feito nas aulas e recebemos um ótimo retorno dos nossos colegas e coordenadores. Com o feedback que tivemos entendi que devemos buscar sempre fortalecer o trabalho pedagógico e dar protagonismo aos alunos, quando eles passam a se ver dessa forma muita coisa muda!