Foi organizado pela PROGRAD - UFAL uma mesa redonda que trouxe um debate sobre o programa de iniciação à docência em tempos de ensino remoto emergencial, apresentaram as percepções, vivências e os desafios enfrentados por coordenadores, professores supervisoras e alunos nas escolas de Alagoas.
O compartilhamento de depoimentos sobre as experiências de grupos de diferentes disciplinas é muito rico para expandir nossas perspectivas e nos permite ter inúmeras ideias para validação das nossas práticas, criação de novas atividades e organização da equipe. Os palestrantes trouxeram relatos muito pertinentes sobre suas formas de planejamento e as iniciativas inovadoras que deram certo.
Os relatos do professor supervisor e da aluna do PIBID Matemática nos trouxeram a certeza da importância do programa, é nítido que essa é uma oportunidade não só de impactar a vida de muitos estudantes mas também de sair impactado!
Não foi discutido de forma aprofundada o retorno às aulas presenciais mas foi compartilhado no chat uma enquete sobre o assunto, compartilho o resultado abaixo:
Podemos concluir que a maioria dos envolvidos no PIBID não se sentem prontos ou seguros de alguma forma para retornar agora às escolas. Meu voto "não" foi motivado pelo fato de que não estaremos seguros se retornarmos agora pois a maior parte do grupo ainda não foi vacinada, sem contar com os alunos da educação básica. É nítido que estaremos correndo um risco mas também estaremos colocando outras pessoas em risco, nossos familiares principalmente. Acredito que a maioria dos colegas pensa da mesma forma, entendemos a pressa e também mal podemos esperar para ter esse outro tipo de vivência dentro do Programa, mas consideramos e nos preocupamos com as consequências de um retorno antes da hora.
Como já foi determinado que isso acontecerá, só nos resta esperar e torcer para que tudo aconteça de forma responsável e que todos fiquem bem.