Neste encontro com a turma tivemos uma aula diferente que contou com uma participação especial e muita empolgação da turma!
Começamos a aula com uma breve revisão do conteúdo que foi passado na semana anterior, sobre o gênero entrevista. Luíza e Isabelle fizeram algumas perguntas e os alunos foram comentando o que lembravam. Logo depois, nos dividimos em grupos, cada um acompanhado por dois pibidianos, e nos mudamos para diferentes salas no Google Meet. Nesse momento tivemos que elaborar algumas perguntas para uma entrevista com o tema "Rotina na pandemia", levamos um poema e uma charge para provocar reflexões e inspirar os alunos. Tudo isso foi organizado em um documento que foi editado na hora com as perguntas que eles elaboraram:
Segue abaixo produção de um dos grupos:
No Tempo da Pandemia, de Catherine O’Meara, discutir um pouco sobre o assunto e elaborar algumas perguntas para a entrevista!
PERGUNTAS PARA A ENTREVISTA
Como organizar a rotina pode ajudar sua saúde psíquica na quarentena?
Como melhorar a relação com os seus amigos nessa pandemia?
O isolamento social alterou a dinâmica do dia a dia, como lidar com ansiedade e depressão nessa pandemia?
...
Depois dessa produção, voltamos para a sala principal e encontramos a entrevistada, uma psicóloga tia de uma das alunas, que se disponibilizou a conversar conosco! Vale ressaltar que essa participação só foi possível graças a sugestão e indicação da aluna. Que bom que levamos em consideração pois foi um sucesso, um momento proveitoso para todos que participaram.
Tivemos duas rodadas de perguntas onde alguns representantes de cada grupo foram responsáveis por apresentar. A discussão foi tão envolvente que acabamos tomando o tempo da aula seguinte que foi cedida pelo professor.
Deixo abaixo um comentário feito por um dos alunos no chat, esse particularmente me trouxe mais motivação e certeza de que estamos trilhando pelo caminho certo, que possamos lembrar sempre que devemos ser ouvintes atentos, nunca deixando de lado as noções de WINKIN (1998), o "saber ver", "saber estar com" e "saber escrever"