Pular para o conteúdo principal

13° reunião com supervisora

 


Nesta reunião discutimos sobre o que foi feito na aula anterior e as pibidianas que estavam responsáveis pelo formulário contaram um pouco do que viram nas respostas. Percebemos que alguns alunos realmente não estão se esforçando e apenas preenchem o espaço das respostas com "não sei" ou "nada" quando a pergunta é sobre o que entenderam da aula. Infelizmente essa é uma triste realidade que temos que enfrentar e o pior disso é que está fora do nosso controle, não podemos forçá-los a responder com seriedade. O que podemos fazer é tentar entender os motivos pelos quais eles se comportam dessa forma para ver o que é possível fazer e assim tentar melhorar a situação.
Sabemos que o sistema educacional brasileiro não é o melhor para os alunos, muito menos para professores, mas sabemos também que não podemos ficar parados perante tal realidade desenganados ou esperando que outra pessoa faça a diferença. o que buscamos fazer através do PIBID é mudar o sistema fazendo parte dele. Nossas práticas contribuem para a conscientização a respeito da importância da educação, e acredito que ter noção já pode impactar muito a vida dos alunos, assim como impactou a minha ao aprender isso também com uma professora de língua portuguesa quando estava no 8 ano do ensino fundamental.
Para próxima aula, teremos a participação especial de uma psicóloga que será entrevistada pela turma, já que estamos trabalhando esse gênero textual! Estamos com boas expectativas para esse momento e espero que essa aula diferente os anime de alguma forma e além disso que a conversa seja útil para todos pois trabalharemos temas importantes como saúde mental, desemprego e rotina na pandemia.

Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: