Nesta reunião discutimos sobre o que foi feito na aula anterior e as pibidianas que estavam responsáveis pelo formulário contaram um pouco do que viram nas respostas. Percebemos que alguns alunos realmente não estão se esforçando e apenas preenchem o espaço das respostas com "não sei" ou "nada" quando a pergunta é sobre o que entenderam da aula. Infelizmente essa é uma triste realidade que temos que enfrentar e o pior disso é que está fora do nosso controle, não podemos forçá-los a responder com seriedade. O que podemos fazer é tentar entender os motivos pelos quais eles se comportam dessa forma para ver o que é possível fazer e assim tentar melhorar a situação.
Sabemos que o sistema educacional brasileiro não é o melhor para os alunos, muito menos para professores, mas sabemos também que não podemos ficar parados perante tal realidade desenganados ou esperando que outra pessoa faça a diferença. o que buscamos fazer através do PIBID é mudar o sistema fazendo parte dele. Nossas práticas contribuem para a conscientização a respeito da importância da educação, e acredito que ter noção já pode impactar muito a vida dos alunos, assim como impactou a minha ao aprender isso também com uma professora de língua portuguesa quando estava no 8 ano do ensino fundamental.
Para próxima aula, teremos a participação especial de uma psicóloga que será entrevistada pela turma, já que estamos trabalhando esse gênero textual! Estamos com boas expectativas para esse momento e espero que essa aula diferente os anime de alguma forma e além disso que a conversa seja útil para todos pois trabalharemos temas importantes como saúde mental, desemprego e rotina na pandemia.