Pular para o conteúdo principal

Aula aberta: Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital


Foi proposto pela supervisora Socorro que estudássemos sobre alguns conteúdos que trabalham temas relevantes para nossas práticas dentro do PIBID, ela nos encaminhou alguns vídeo aulas e essa foi delas:

A aula aberta da Universidade Estadual de Montes Claros - MG teve como tema "Gêneros textuais emergente no contexto da tecnologia digital". Tema este muito relevante para o desenvolvimento do nosso projeto no PIBID.

A professora Maria Clara começou explicando que gêneros são categorias que estão em constante transformação ou seja, eles acompanham o desenvolvimento da sociedade. Ficou claro que há um conflito de abordagens para caracterizar essa noção, estudiosos questionam se gêneros são textos definidos por características linguísticas ou se são atividades linguajeiras. Entretanto, ultimamente pensamos principalmente na ação social que o gênero representa e suas características não são o mais importante, o que é mais relevante é pensar o propósito comunicativo e a função que ele exerce perante as pessoas na sociedade.

Com isso, entende-se que gêneros podem ser interpretados como formas de agir socialmente.

A palestrante também diferencia domínio discursivo de gêneros e tipos textuais, apresentando o seguinte esquema:


Para contextualizar e facilitar a compreensão, a professora trás alguns casos. Dentro do domínio pedagógico, por exemplo, temos gêneros como cartaz, aviso, seminário etc. Na escola os alunos estão constantemente em contato com esses gêneros, produzindo ou lendo e observando. No domínio acadêmico existem outros gêneros bem recorrentes como resumo, resenha, relatório, fichamento, artigo e dissertação. Universitários têm maior contato e precisam aprender sobre tais gêneros.  

Uma das principais questões colocadas na aula foi a seguinte: "Será que o domínio digital constitui uma esfera da comunicação humana? Maria Clara responde que hoje a tendência é pensar que não pois o ambiente digital será atravessado por todos os gêneros já existente.

Na sequência a professora Fábia Magali segue dando continuidade e trás o tema "hibridização da linguagem" que diz respeito a mistura de recursos verbais e não verbais dentro desse contexto de ensino remoto. Ela trás alguns gêneros que podem ser ótimas alternativas para aplicar na sala de aula "online", como o "Draw My Life" que consiste em uma produção de desenhos, feitos em um quadro ou desenho, que contam uma determinada história. Com ilustrações e frases curtas o aluno pode narrar algum fato e mostrar sua criação através de um vídeo.

Antes dessa aula eu nunca tinha visto os gêneros apresentados dessa forma, com certeza agora posso ver muitas outras possibilidades e principalmente pude entender que não devemos nos limitar a conceitos do passado, mas sim usar da criatividade para revolucionar o ensino, assim podemos transformar a sala de aula em um ambiente bem mais participativo!

Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: