A professora Maria Clara começou explicando que gêneros são categorias que estão em constante transformação ou seja, eles acompanham o desenvolvimento da sociedade. Ficou claro que há um conflito de abordagens para caracterizar essa noção, estudiosos questionam se gêneros são textos definidos por características linguísticas ou se são atividades linguajeiras. Entretanto, ultimamente pensamos principalmente na ação social que o gênero representa e suas características não são o mais importante, o que é mais relevante é pensar o propósito comunicativo e a função que ele exerce perante as pessoas na sociedade.
Com isso, entende-se que gêneros podem ser interpretados como formas de agir socialmente.
A palestrante também diferencia domínio discursivo de gêneros e tipos textuais, apresentando o seguinte esquema:
Uma das principais questões colocadas na aula foi a seguinte: "Será que o domínio digital constitui uma esfera da comunicação humana? Maria Clara responde que hoje a tendência é pensar que não pois o ambiente digital será atravessado por todos os gêneros já existente.
Na sequência a professora Fábia Magali segue dando continuidade e trás o tema "hibridização da linguagem" que diz respeito a mistura de recursos verbais e não verbais dentro desse contexto de ensino remoto. Ela trás alguns gêneros que podem ser ótimas alternativas para aplicar na sala de aula "online", como o "Draw My Life" que consiste em uma produção de desenhos, feitos em um quadro ou desenho, que contam uma determinada história. Com ilustrações e frases curtas o aluno pode narrar algum fato e mostrar sua criação através de um vídeo.
Antes dessa aula eu nunca tinha visto os gêneros apresentados dessa forma, com certeza agora posso ver muitas outras possibilidades e principalmente pude entender que não devemos nos limitar a conceitos do passado, mas sim usar da criatividade para revolucionar o ensino, assim podemos transformar a sala de aula em um ambiente bem mais participativo!