No último encontro do PIBID pudemos ouvir e falar sobre nossas primeiras impressões em relação ao contato com as turmas das escolas. Foi um momento de troca e muita aprendizagem.
Os pibidianos do grupo da professora Mítia nos contaram suas ideias que envolviam a organização de uma gincana para promover a maior interação e envolvimento dos alunos, tendo em vista que o fato de ficarem muito tempo sentados e parados afeta suas capacidades de concentração. Além disso, compartilharam uma ideia maravilhosa sobre a criação de um jornal com diferentes sessões onde cada aluno poderá participar produzindo o que tem mais aptidão de fazer!
"Precisamos criar espaços para que os alunos nos mostrem o que sabem"
Por outro lado, foi notado que há a necessidade de buscar alternativas para desenvolver um olhar mais crítico nos alunos.
O grupo da professora Mércia também compartilhou ideias excelentes e entre elas o uso do Instagram como uma plataforma de incentivo aos estudos e uma proposta de "gameficação", que seria fazer uso de mecanismos, jogos, brincadeiras e desafios durante a aula para movimentar os alunos e fazer com que participem mais.
Um problema grave citado foi a percepção de como alguns alunos estão estressados, muitos não se deram bem com esse modo remoto por diversas razões. Nem todos possuem os recursos necessários para participar das aulas de forma efetiva, muitos enfrentam problemas em casa que o impedem de manter a concentração na aula online, além de que ansiedade é um problema crescente principalmente durante a pandemia, como se manter feliz e esperançoso em uma época em que todos os dias vemos um número absurdo de mortes pela covid-19 sendo divulgada na televisão?
De fato pensar na saúde mental dos alunos implica muitas questões preocupantes e que muitas vezes não cabe a nós resolver. Mas sei que há sempre esperança na educação, que podemos usar como estratégia de resistência.
Como pibidianos, buscaremos "nos despir" das crenças limitantes para ter essa experiência com o outro, é o "saber ver" e "saber estar com" que já aprendemos e estamos colocado em prática.
Para finalizar destaco abaixo uma frase falada pela nossa coordenadora Andrea, que reforça ainda mais a ideia de permanecer firme e forte com nosso propósito.
"Precisamos sempre lembrar do encantamento pela educação"