Pular para o conteúdo principal

2° Encontro com a turma


Na aula de Língua Portuguesa da professora Socorro, iniciamos com uma breve apresentação e logo informamos sobre a dinâmica de perguntas que faríamos. Explicamos que com isso tínhamos o objetivo de conhecê-los melhor para que futuramente pudéssemos trazer mais atividades que tivessem a cara deles, que tivessem seu estilo e fosse algo bom e proveitoso para todos.

Um dos diferenciais desse encontro foi que o chat estava liberado para que todos pudessem falar por lá e notei que com isso eles ficaram mais desinibidos, mais alunos participaram comentando, mas poucos falaram pelo microfone.

No começo, enquanto as perguntas eram feitas, muitos não respondiam de maneira objetiva, falavam que não sabiam ou não lembravam e mesmo que insistíssemos eles permaneciam sem querer responder. Por exemplo, ao questionar sobre o artista que mais ouviu nessa quarentena um deles disse que não lembrava de nenhum, perguntamos então se ele não poderia dizer seu favorito ou qualquer um que lembrasse, mas ele permaneceu com a resposta interior.

Os próximos alunos conseguiram participar e os outros permaneciam fazendo comentários no chat. Através dessa dinâmica conseguimos descobrir mais ou menos o que eles mais têm assistido durante a pandemia e uma das respostas que mais me chamou atenção foi a de uma aluna que ao ser perguntada sobre suas expectativas em relação a aula de português ela disse que gostaria de ver mais dinâmicas e brincadeiras.

Percebi que no geral eles ficaram entretidos com o momento apesar de que muitos não puderam falar pelo microfone, esses minutos iniciais foram bem agitados.

Grande parte da turma tem muito interesse em mangas e animes, mas também notamos interesses em outros gêneros literários como romance, contos de terror, poesia e até mesmo fanfic.

Listamos os filmes, séries, mangas e animes citados e agora podemos entender melhor o que os motivaria  e nos basearemos nisso para trazer as próximas dinâmicas.


Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: