Durante a última semana foi solicitado que fizéssemos a leitura de dois artigos para depois realizar este trabalho sobre eles.
Os artigos, ambos de autoria dos coordenadores Andrea e Luiz com pibidianos, foram:
(1) O Ingresso nas Práticas Docentes dos Letramentos Sociais
(2) Pedagogia Transmídia: Reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura da convergência
Após leitura individual do artigo (1), identifique no artigo
Momentos, marcas, sinais de que há uma preocupação dos participantes da pesquisa – professor-pesquisador; bolsistas/colaborador em formação – em construir um “lugar de fala”, que aponta para posturas e imposturas;
“Nossos bolsistas foram incentivados a se engajarem em um constante exercício de “observação, anotação, leitura, reflexão, novas observações e anotações (...) para assim compreender os significados culturais ali presentes”.
Esse trecho destacado acima, retirado do artigo, foi um dos que mais me chamou atenção e acredito que descreva bem como os alunos e demais envolvidos no projeto conseguiram adentrar naquela realidade respeitando as particularidades dos alunos e as normas da escola, mas sem necessariamente se limitar a elas. Do diagnóstico ao incentivo a leitura entre os próprios bolsistas podemos notar que sempre houve essa preocupação em "entender para fazer parte."
Onde pode ser vista ou entrevista a noção de WINKIN (1998) do “saber estar com!”, que aponta para a postura de não neutralidade do pesquisador no campo.
1- Na preocupação em realizar um diagnóstico etnográfico que reuniu dados sobre a escola para que entendessem o contexto no qual estavam inseridos, a realidade daqueles alunos e professores. A partir deste estudo puderam identificar a melhor forma de trabalhar.
2- Notou-se que era necessário repensar as propostas pedagógicas (projeto de leitura literária na escola) já que estavam em contexto de exclusão social. Com isso, os pibidianos puderam adaptar suas ideias para que fosse viável, não se limitando a apenas propor e esperar que os alunos fizessem sua parte.
3 - Ao incentivar a leitura dentro do próprio grupo de bolsistas, para que só assim eles pudessem influenciar os alunos a fazerem o mesmo
4 - Como notaram que os alunos não estavam familiarizados com o hábito da leitura, os bolsistas do PIBID buscaram apresentar o livro de outra forma, fazendo uso da pedagogia multimídia: trouxeram um filme, pois assim teriam a maior atenção da turma.
5- Ao propor um trabalho com o gênero cordel já que os alunos demonstraram interesse, também por fazer parte da cultura local.
“O grupo mostrou saber estar com seus alunos, quando, renunciando ao seu posicionamento hierárquico de maior status como professores, percebeu e aceitou a necessidade de mudança em seu planejamento, com vistas a um maior engajamento dos alunos – a escolha pelo trabalho com o filme e com o cordel mostram essa abertura.”
“Proposta de criação do cordel aos alunos do 7o A como produto final a ser apresentado no evento de culminância do projeto foi que os iniciantes à docência mostraram ter compreendido que as suas crenças de como dar aula não podem se sobrepor de maneira rígida no contexto de sala de aula – o saber ver – . É preciso ouvir o outro.”
6 - O artigo é concluído da seguinte maneira:
“Quanto maior for a situação de vulnerabilidade social no contexto escolar, maior será a necessidade de um trabalho pedagógico que apresente mais portas de entrada, incluindo ainda janelas e frestas, a fim de que a formação no e pelos letramentos possa acolher mais nossos alunos de maneira concreta.
E a lição que deixa é:
“O movimento de ir ao encontro do aluno para apreender seu olhar, a fim de refinarmos ainda mais o trabalho na educação, não significa abdicar da ação de lançar sobre ele contrapalavras, propiciando sempre uma atmosfera do embate de ideias”
Após leitura individual do artigo (2), identifique
Em que medida o trabalho pedagógico proposto pode ser relacionado à noção de WINKIN (1998) do “saber ver!”, ou seja, saber rever e repensar sua crenças, valores, conhecimentos cristalizados em função de um determinada experiência com o “outro”.
1- Ao fazer uso de inúmeras alternativas para a realização do trabalho com o livro O cortiço.
Notando que os alunos tinha desinteresse pela leitura e levando em consideração o resultado do diagnóstico etnográfico permitiram que os alunos participassem da escolha das obras que seriam lidas:
“a escola desejava a leitura dos clássicos universais, mas acabamos alterando para uma visão mais centrada no aluno e na comunidade.”
“nós deparamos com alunos de 16 e 17 anos que nunca haviam lido alguma obra literária integralmente, o que torna mais urgente a necessidade de propostas de leitura inovadoras e que se aproximem do universo dos alunos.”
“Os alunos preferem ler obras que eles mesmo escolheram, assim como, preferem expor acerca da compreensão das obras utilizando as linguagens o os meios das culturas das quais fazem parte.”