Pular para o conteúdo principal

Nosso (quase) primeiro encontro com a turma


Estava tudo certo para a nossa primeira participação na aula online das turmas dos 9 anos da professora Socorro. A aula de língua portuguesa aconteceria das 7:30 às 8:30 pelo Google Meet, mas infelizmente não foi nada do que esperávamos.
O estranhamento inicial ocorreu no momento em que entrei, lembrei que a professora nos contou previamente que só compareciam na aula uma média de 20 alunos e por algum motivo, que inicialmente não entendi, haviam mais de 60 pessoas na reunião. Percebi a confusão logo de cara e fui tentando me situar, muitas pessoas falando ao mesmo tempo e a professora nos avisou que não estava conseguindo mais permitir o acesso de ninguém na aula. 
Tudo aconteceu de forma muito rápida, as pessoas que estavam presentes na chamada começaram a compartilhar a tela expondo vídeos com cenas obscenas, conteúdos impróprios no geral.
Notei que falavam no chat questionando quem teria mandado o link da aula no aplicativo Tik Tok, que foi o que teria ocasionado essa situação, mas ninguém respondia. A maioria usava apelidos, fotos de personagens e por isso não era possível saber quem era quem. 
A confusão foi tão grande que saiu do controle da professora, ela não conseguia encerrar a chamada ou usar o microfone pra falar com a turma. Saímos da aula e ficamos a espera de orientações a respeito do que fazer a seguir, mas logo ficamos sabendo que não teríamos como participar de alguma aula ainda naquele dia, ficamos de esperar um pronunciamento da coordenação da escola.
As devidas providências foram tomadas e temos esperanças de que isso não acontecerá novamente. Nas próximas reuniões só entrará quem tiver o e-mail institucional, e isso, em teoria já impedirá a entrada de invasores.
Foi realmente uma situação lamentável, me senti muito mal pela professora pois sei que ela não teve culpa de nada. Mas ao mesmo tempo sei que foi importante ter essa experiência para que possamos nos preparar para o futuro, infelizmente as tecnologias nem sempre são usadas só para o bem e precisamos estar constantemente bolando estratégias para evitar que problemas como esse se repitam.


 

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra sobre Alfabetização e Letramentos

A live transmitida pelo canal no Youtube do Grupo Gellite contou com a presença da professora Magda Soares em uma palestra com o tema "Alfabetização e Letramento na cultura do papel e na cultura das telas." A palestrante propõe uma reflexão a respeito do uso das tecnologias na educação, ela não se coloca contra esses recursos mas diz que é necessário se atentar também as condições necessárias para que elas funcionem.  No contexto em que vivemos atualmente, um cenário de desigualdade social, vemos de um lado escolas públicas que atendem as camadas populares e de outra as escolas privadas que atendem os privilegiados, estas sim possuem condições de oferecer recursos tecnológicos para o público que já está acostumado com a cultura digital. A professora pontua as diferenças em relação a cultura do escrito e a cultura do digital e explica sobre como é construído o processo de alfabetização. Ao ser alfabetizada, uma criança precisa ter o contato com o papel para desenvolver de mane...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Palestra PIBID e PRP como espaços de aprendizagem

No dia 24 de março foi organizado pela PROGRAD, o evento "PIBID e PRP nas escolas de Alagoas: Interações, Conexões e Saberes" A live que foi transmitida pelo Youtube contou com a presença da professora Suzana Barrios como palestrante e ela apresentou esses programas como espaços de aprendizagem na e para formação de professores. Foram propostas diversas reflexões a respeito da Base Nacional Comum Curricular, e os desafios que a escola enfrenta constantemente, entre eles a questão Direito X Dever, como transformar a educação, que é um direito de todos, em um bem querido? Tendo em vista que muitas vezes o sistema é falho e muitos jovens enxergam o ambiente escolar como um lugar hostil de competição, inimizades, bullying e cobranças.  Por fim, um outro tema abordado que me chamou muita atenção foi o fato de que a formação continuada é vista por muito como algo distante, quando na verdadeira deveria ser reconhecida por sua imensa importância, e ainda mais em tempos como esse que ...