Pular para o conteúdo principal

Leitura e reflexões

 


Comecei a ler A elegância do ouriço com boas expectativas por ter ouvido bons comentários a respeito da obra, o que me motivou muito ao longo do processo. Essa foi uma leitura sugerida pela coordenadora Andrea do PIBID.
Vemos os pensamentos e vivências de principalmente três personagens, sendo eles Paloma, Renée e Sr. Ozu, personalidades tão inteligentes que nos levam a refletir sobre temas profundos e filosóficos. Destaco aqui alguns dos pontos que mais me chamaram atenção sobre cada um deles, com imagens das cenas do filme:
Paloma é filha de uma rica, fútil e problemática família moradora do prédio onde a história se passa, ela é singular em tudo que pensa e fala, tem um senso crítico e humor irônico, mas essa é só uma das razões pelas quais não deve ser subestimada. 
"Tenho vontade de deixar os outros me fazerem bem: afinal de contas, não passo de uma menina infeliz, e, mesmo sendo extremamente inteligente, isso não muda nada na situação, não é? Uma menina infeliz que, no pior momento, tem a sorte de fazer encontros felizes. Tenho moralmente o direito de deixar passar essa chance?"
 Renée é a zeladora do prédio, a primeira impressão que temos é de que é uma senhora ranzinza e mal educada, mas por trás dessa máscara ela esconde seu amor pela literatura e pelas formas mais sofisticadas de arte, é uma observadora refinada com um conhecimento vasto sobre assuntos que todos aqueles que a menosprezam não saberiam nem de longe explicar.

Sr. Ozu é o novo morador japonês do prédio que desperta muita curiosidade  nos ricos vizinhos. Acredito que ele representa uma luz em meio a escuridão que as personagens viviam, clareia o caminho até que as duas se encontrem, se revelem e aprendam muito juntas.




Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: