Pular para o conteúdo principal

Abordagem Etnográfica - Filme Xingu


Na reunião realizada no dia 20 de janeiro os coordenadores do PIBID nos passaram orientações para realização de um trabalho sobre o filme brasileiro Xingu. O trabalho foi realizado em duplas e e produzi o meu com Almírista Silva. A proposta foi que reparássemos nas cenas em que houve o "encontro com o outro" nas imagens, falas e sons durante o filme.  


Abordagem Etnográfica - Filme Xingu

Contexto:

O filme se passa durante uma expedição pelo rio Xingu, no movimento que ficou conhecido como “Marcha para o Oeste ``, projeto promovido pelo governo de Getúlio Vargas durante o Estado Novo com o objetivo de desenvolver e integrar as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. Houve no município de Xavantina, no Mato Grosso, a contratação de homens pobres que tivessem pouca instrução e fossem experientes no trabalho no campo para realizar algumas tarefas durante a expedição, seus objetivos eram basicamente penetrar as terras do Brasil central, construir pontos de pouso e tomar posse. Em um período marcado pela forte repressão de ideias e propaganda política (por isso vemos ao longo do filme diversas imagens de jornais anunciando cada acontecimento) toda essa movimentação tinha o objetivo de trazer desenvolvimento econômico para essas regiões pouco habitadas, através da construção de estradas e pontos de pouso que fariam com que a produção agrária chegasse às regiões litorâneas, o que consequentemente traria muito lucro para o governo e prejuízos para os povos que ali já habitavam.

Desenvolvimento:

O filme Xingu, ao apresentar a trajetória dos irmãos Villas-Bôas nessa luta pela preservação da cultura e vida dos povos indígenas, revela as consequências da busca por um progresso que não respeita o ser humano. Podemos ver como a chegada dos brancos, ainda que amistosa, contribuiu para a dizimação dos povos indígenas, e ao longo do filme isso vai sendo agravado cada vez mais.







LINK DO BLOG DA MINHA DUPLA:
https://eualmirista.blogspot.com/2021/02/abordagem-etnografica-xingu.html?m=1



Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: