Pular para o conteúdo principal

Afetividade na formação e no ensino


No dia 25 de janeiro, data do aniversário de 60 anos da UFAL, ocorreu um evento online com o tema "PIBID e PRP nas escolas de Alagoas: Interações, conexões e saberes", que teve como palestrante a professora Isabel Higino.

Na palestra intitulada "Afetividade nas relações de ensino e aprendizagem" a professora nos trouxe o conceito de afetividade, que é basicamente a capacidade que o ser humano tem de ser afetado. 

Sabemos que os professores possuem esse papel na vida do aluno, conclui-se assim que o afeto educa e é por isso que nossa formação precisa ser humana, não devemos ensinar só o que está no currículo, mas também ensinar a olhar para o outro, ensinar a compartilhar e a colher, ensinar a amar, entre tantas outras virtudes.

Além disso, foi falado sobre como nos tempos atuais o professor está se reinventando. Agora ele não é mais só professor, ele é também mediador e mentor. Sai o docente e entra aquele indivíduo que orienta, que cria significados, que contextualiza o conhecimento.

É importante fazer com que o aluno compreenda aspectos da natureza cognitiva, como a escrita, a matemática, os fenômenos biológicos, as questões sociais, ambientais e politicas. É através dessas relações constituídas que o individuo se sentirá capaz de resolver seus problemas, superar os possíveis obstáculos que surgirão no meio do caminho e assim, crescer e se desenvolver.

Espera-se portanto que essas relações sejam positivas, que desenvolvam a empatia, estimulem a superação e desenvolvam a autoestima. Entretanto, quando essas relações são negativas, a aproximação com o aluno será mais difícil ainda para o professor, no que se diz respeito ao seu processo de aprendizagem e também afetividade. Por isso devemos buscar cultivar um relacionamento amigável. Como falado durante a palestra, para ser professor é preciso gostar de gente!

Por último, destaco abaixo uma citação feita pela palestrante, que no meu ponto de vista define bem o tema abordado no evento:

"Todo mundo tem que saber que é amado, que é valorizado"

E é daí que vem a importância da afetividade nas relações de ensino e aprendizagem.

 

Postagens mais visitadas deste blog

6° Reunião com supervisora

Nesse encontro recebemos algumas informações sobre o que aconteceria daqui para frente nas próximas aulas. Primeiramente, nossa supervisora avisou que em breve começaria a busca ativa, ou seja, ela terá que entrar em contato com cada aluno para questionar sobre a realização das atividades e participação nas aulas. Com os resultados dessa busca, solicitada pela coordenação, acreditamos que será possível identificar melhor quais as dificuldades que estão sentindo e quais problemas enfrentam atualmente para assim podermos descobrir formas de solucioná-los ou minimizá-los. Começamos então a planejar a aula. Teremos um tempo de espera para que todos entrem e nos primeiros minutos serão passadas orientações sobre as novas medidas de segurança tomadas pela escola. Depois iniciaremos uma série de perguntas sobre os criadores de conteúdo, meios de comunicação, sites, temáticas que eles mais têm interesse. A partir dessas respostas vamos buscar descobrir o que poderá ser abordado na hora da prod...

2° Reunião com supervisora

No segundo encontro com o grupo de pibidianos da professora Socorro, recebemos algumas orientações a respeito das nossas próximas atividades. Recebemos notícias sobre o posicionamento da escola em relação ao último ocorrido no dia 24/03. A professora nos explicou como funcionará a comunicação com os alunos através dos grupos do WhatsApp. Combinamos como seriam elaborados os próximos roteiros de aulas e entramos em um consenso de que um bom tema para ser abordado no próximo encontro com a turma seria sobre o uso das tecnologias (redes sociais, cyberbullying, vícios, etc). Portanto, nos dividiremos em trios para trazer ideias de conteúdos que abordem essas questões. Além disso, foi falado sobre o plano de trabalho individual, que devemos começar a produzir desde já e será útil durante todo o programa. Por fim, falamos sobre as atualizações dos blogs e finalizamos a reunião com essas "lições de casa". O compromisso com o PIBID tem sido cada vez mais sério e exige de cada um de n...

Atividades finais do PIBID

Nos últimos dias estivemos engajadas na confecção dos relatórios finais, individuais, e também de um banner que será utilizado no evento de encerramento do PIBID, dia 27/04, segue resultado de como ficou a produção: